15 de agosto de 2014

"ela não se dá o valor"

Engraçado como as pessoas insistem em dizer que só tem valor quem se dá, quem se respeita e quem se põe no lugar. Nunca entendi isso e acho que nem pretendo. Valor é algo que deve ser reconhecido, sem que a pessoa nem se esforce para tal. Aliás, que mania é essa que temos de mensurar coisas imensuráveis? Outra mania feia é se utilizar de um termo ‘monetário’ para identificar e segregar pessoas. Valor, valor.  Tsc, tsc. Meu valor sou eu quem determino, sou eu quem ponho em cheque e também no contra-cheque da minha vida. E só da minha. E ai de mim se começar a imaginar as pessoas como objetos que se identificam comigo, cintilam mais aos meus olhos ou cheiram às melhores rosas. Pessoas são pessoas. A elas não se dá valor, dá-se reconhecimento. Dá-se amor, carinho, respeito. Independente do que digam sobre elas, todas as pessoas, por mais diferentes que sejam, são iguais. Necessitam dos mesmos sentimentos, por mais que insistam em mostrar o contrário. Então, você aí, que rege sua vida nesses parâmetros e olha para o seu próximo como um objeto possível de oferta, demanda e troca, melhor rever seus conceitos financeiros. Acho que a única cédula retirada de circulação não foi a de 1 real. Acho que você também foi.

0 comentários:

Postar um comentário