29 de janeiro de 2014

Top 10 - leituras 2013

Mas senhor... Nem dá para acreditar que o ano passou tão rápido! Fiquei muito triste por meus dias não terem 48 horas para eu ler todos os livros que estipulei na minha meta desse ano, que era 45. Fiquei em 38, contando com dois livros que tive que ler para a universidade, né? HAHAHA
Então, eu continuei na mesma linha de 2012, de 36 livros, passando por filosofias, suspenses, romances, ação e muita mitologia, para variar. O que me ajudou muito (no bolso, principalmente) foram os 19 livros que eu ganhei de aniversário e que por sinal, ainda faltam ler 4 deles. Deixarei para 2014.
Até que foi fácil selecionar os tops dos tops de 2013, porque mesmo lendo muito, eu também me tornei um pouco mais crítica, analisando melhor minhas leituras e além disso, eu pisei na bola no inicio do ano e comprei às cegas uma coleção de 6 livros que quase me mataram de tédio. Promoções da Submarino, sempre me acabando. Vamos aos livros...

ATENÇÃO: ALGUNS SPOILERS! 
Só veja dos livros que você já conheceu e leu, ou daqueles que você não se interessa em ler.


10º - A última carta de amor (Jojo Moyes)


"Você e eu não podíamos deixar de nos amar, assim como a Terra não pode parar de girar em torno do sol."

Li esse agora, na reta final do ano e confesso que ele ganhou meu coração. Cada frase, cada carta que aparecia era um motivo de olhos brilharem e vômitos de arco-íris. O paralelo que a Jojo faz entre a vida de Jennifer e a de Ellie é fantástico, e meu lado amolecido adora esses romances em que grandes amores, que até então pareciam impossíveis de reatar, voltam com força total. É ótimo para que a gente nunca esqueça que amor não acaba, mesmo depois de anos. Para que a gente acredite mais na força do amor. Deveria vir com um aviso: você vai chorar, se emocionar e depois ficar com ressaca pós-livro. Parte do projeto 19 anos, 19 livros, foi presente de Vó Rena.

9º - Cidade dos Anjos Caídos (Cassandra Clare, volume 4 da Série Os Instrumentos Mortais)

"Lembrou-se do pai dizendo que quando anjos caíam, caíam angustiados, pois já tinham visto o rosto de Deus, e jamais o veriam novamente. E achou que sabia como era a sensação." 

ai ai ai, essa série dividiu meu coração, partiu, estraçalhou e depois juntou de novo. São sentimentos muito diferentes para falar de TMI, os primeiros livros me fizeram dormir, mas o 4 foi o melhor de todos (isso porque ainda não li os outros dois que estão aí na espera). Amo o sarcasmo de Jace, o romance conturbado deles dois que nunca deixou de ser intenso, a introdução de muitos assuntos polêmicos da história religiosa que a gente já conhece, a Marca de Caim por sinal... mexeu muito comigo. Gostei mais desse especialmente pela confiança e poder que a Clary adquiriu, já que eu prefiro protagonistas mulheres fortes e independentes. Além da frase final, fazendo referência à Orfeu, que tem ligação direta com o livro número 1 dessa lista.

8º - Um Dia (David Nicholls)

" Dexter, eu te amo muito. Muito, muito, e provavelmente sempre amarei. - Os lábios dela encostaram no rosto dele - Só que eu não gosto mais de você. Sinto muito."

Só para iniciar: chorei que nem criancinha. No filme, no livro. Só de pensar em Um Dia para escrever aqui, eu choro também. Emma e Dexter são, de longe, o casal que eu mais implorei e lutei para ficarem juntos. 20 anos não são vinte dias. Cada página que eu virava podia gerar duas reações: risos pelas cenas perfeitas deles dois juntos ou lágrimas pela separação (que não acontecia poucas vezes). Um dia me cativou bastante, é uma leitura rápida e dinâmica e nem por isso perde a emoção que ele carrega. As frases são lindas, uma melhor que a outra. Eu recomendo para todo mundo quando me perguntam um livro de romance que prenda você do início ao fim.


7º - As Vantagens de ser Invisível (Stephen Chbosky)

"Ela também disse que as pessoas que tentam controlar as situações todo o tempo temem que, se não o fizerem, nada vai funcionar da forma que querem."


Esse livro foi um tapa na minha cara. Foi o livro que mais me ensinou lições de todos que eu li no ano. Cada frase que eu lia, eu parava e refletia: "eu sou assim", "eu tenho que mudar isso" e também foi a história que eu mais me identifiquei, simplesmente por ser a história de um adolescente e todas as suas descobertas e experiências. Charlie e toda sua ingenuidade, seus problemas familiares, sua tentativa de fazer amigos e o afeto imenso que ele tem pelos irmãos Sam e Patrick, faz dele um personagem fácil de ser amado. Caí em prantos nesse livro também, no filme então... piorou! Eu aprendi as inúmeras vantagens de ser um 'wallflower' e talvez eu pratique algum dia.

6º - A Culpa é das Estrelas (John Green)


"Às vezes, um livro enche você de um estranho fervor religioso, e você se convence de que esse mundo despedaçado só vai se tornar inteiro de novo a menos que, e até que, todos os seres humanos o leiam."

Não estranhem, mas eu não chorei. Deve ser porque eu gosto de ser do contra. O livro é fantástico, bem escrito, perfeito no romance, nas frases lindas que fazem olhinhos brilharem, só que eu já sabia que um dos dois morreria no fim. Ou seja, não foi uma surpresa. Ou simplesmente quando eu li os outros e chorei, eu estava na tpm e quando li ACEDE, eu estava meio insensível. Confesso que ri muito, como o Markus Zusak disse que faríamos logo na capa do livro. Não chorei, mas continuo querendo mais. Porque tudo que John Green escreve é ouro e sinceramente, eu leria até a lista de supermercado dele. 


5º - O Circo da Noite (Erin Morgenstern)



"O circo era apenas um local. Um estádio. Um coliseu muito festivo. Você poderia continuar com ele depois de vencer, mas sem o jogo, o lugar não tem nenhum propósito."


PERFEITO é pouco para definir esse livro. Se a intenção da Erin era envolver totalmente a gente dentro desse circo, ela conseguiu. Vesti meu cachecol vermelho e não quero mais tirar. Gente, sabe a frase de A Culpa é das Estrelas ali em cima? Fiquei bem assim, num fervor religioso, depois de ler O Circo da Noite. Adoro magia, adoro jogos, adoro paixões proibidas e difíceis. Eu não tenho do que reclamar dele. Até mesmo eu que não sou fã de descrições exageradas de locais e pessoas, não me importei com esse fato. Se é um sonho, ou se é de verdade, para mim não importa. Eu só quero embarcar nesse mundo mágico e seguir esse circo para onde quer que ele vá. 

4º - Unsaid Things: McFLY (autobiografia)

"Agora, sempre que saio do ônibus da turnê para ser recebido por montes de fãs aos berros, tento me lembrar de que eu já fui fã. E ainda sou."

O amor por UT não dá para ser escrito nessas poucas linhas. O que eu preciso dizer é que esse livro me fez rir (afinal, é a autobiografia do McFLY "oh sorry mate"), me fez parar de ler por alguns dias quando eu cheguei na parte mais dolorida do livro, que foi o Segredo do Dougie, mas acima de tudo, me fez conhecer ainda mais os ídolos perfeitos que eu chamo de 'meus'. Eles contando dos altos e baixos, das conquistas, dos seus romances, como se fôssemos suas melhores amigas ali, escutando a história da vida deles e vivendo junto. É algo tão lindo ler essa biografia sincera e autêntica e perceber o enorme orgulho e sentimento que você pode ter por 4 homens que nunca te conheceram... Unsaid Things só veio para fortalecer ainda mais os lindos laços das Galaxy Defenders e do McFLY e para mostrar ao mundo como se faz uma banda de melhores amigos, que estão juntos porque se amam e nada mais que isso.

3º - Um Capricho dos Deuses (Sidney Sheldon)

Ganhou meu coração e talvez o posto de melhor livro lido do Sheldon até hoje. O assunto: DIPLOMACIA. O que mais eu poderia pedir? Eu já amava a carreira, e mesmo sendo ficção, o livro conseguiu me mostrar como ela é. Longe de mim que os atentados sofridos pela Mary acontecessem de verdade aos embaixadores. Acho que todo mundo iria correr do título! O interessante é que eu estou me tornando uma exímia detetive depois de vários livros do Sidney. Eu adivinhei a maioria dos mistérios, apesar de ter caído em muitas armadilhas mentais do autor. Normal, acontece nas melhores leituras de suspense. Preciso constar que li 120 páginas em 1 hora!!!!!! E quando eu me toquei (no epílogo) o porquê do título do livro, eu quase surtei né? Um Capricho do Deuses (Thor, Odin, Afrodite), todos esses são codinomes dos envolvidos na sociedade secreta 'PATRIOTAS PARA A LIBERDADE'. Sem mais a acrescentar, meu único livro do Sidney lido em 2013. :(



2º - O Herói Perdido (Rick Riordan, volume 1 da Série Os Heróis do Olimpo)

"Era o palhaço da turma, o bobo da corte, pois cedo aprendeu que quem finge não ter medo normalmente não recebe os golpes". (Sobre Leo)

Como não amar os livros do Tio Rick? O Herói perdido está na lista por motivos de: VALDEZ. Claro que eu senti falta do Percy em evidência, mas como Riordan compensou com o Leo, não tive muito do que reclamar. Cês tão cansados de saber como eu amo mitologia, humor, ação e fantasia. Essa série que vem para acrescentar muito mais ao mundo grego que já conhecíamos, tem tudo isso aí misturado. E tem o Leo. MIL ESTRELINHAS PARA O LIVRO POR CAUSA DO LEO, MINHA GENTE. Ele substituiu Apolo do posto de meu marido e personagem predileto, eu simplesmente me identifico demais nele, com toda a sua dor e senso de humor para mascarar aquilo que ele sente. Almas gêmeas. FIM. E interrompendo a programação de amor por Leo, preciso comentar sobre meu amor por Festus, Hefesto (É PAI DO CÉU, MENINO) e pela introdução do Acampamento Júpiter.


1º - A Casa de Hades (Rick Riordan, volume 4 da Série Os Heróis do Olimpo)

"O amor não é brincadeira! Não é a suavidade das flores! É trabalho pesado, uma busca que nunca termina. Exige tudo de você, especialmente a verdade. Somente então lhe concede recompensas."

Esperei tanto por você, HoH, tantas expectativas e todas elas correspondidas. Bom, esse aqui não se resumiu a Leo, até porque foi muito intenso e cheio de cenas preferidas, além de outros personagens preferidos.
Bob diz Oi para as estrelas = Bob diz Oi para Zoe = Sarah chorando sem parar. Percabeth me matou de amores nesse livro, PORÉM, não me matou mais que Leo e Calipso e sua garagem. AMOR TRANSBORDANDO POR MEUS POROS. Nico me surpreendeu e a amizade do príncipe sombrio com Jason também. E o Frank???? fazendo jus ao sangue que corre nas veias dele! GO, SON OF MARS! Não tenho muito mais o que falar, apenas que ele foi o preferido por motivos justíssimos. Espero agora pelo livro final, para me arrancar outras risadas e muitas lágrimas.




Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário