12 de fevereiro de 2013

Top 10 - Leituras 2012

2012 foi um ano marcante da minha vida e também foi o meu ano mais ativo em termos de leitura. Eu  devorei páginas e nunca estava saciada. Foram exatos 36 livros lidos no ano inteiro, de janeiro à janeiro, já que no dia 31 de dezembro eu estava terminando "O Último Olimpiano" da série Percy Jackson.
Desde criancinha, eu nem sabia ler e já pegava minhas historinhas de contos de fadas e inventava as minhas próprias versões. Eu sempre fui amante dos livros, SEMPRE! Com oito anos, eu entrava numa livraria e saia escolhendo 30 livros para levar entre eles, apenas um. Eu só era uma menina com alguns poucos livros. Hoje, parafraseando Lispector, eu sou uma mulher com seus vícios e centenas de amantes. Simplesmente apaixonada por meus bebês, eu considero 2012 o ano do meu apogeu e do meu aclive nesses aspectos. Eu sei que nesse ano de 2013 vai ter muito mais. Mas eu resolvi, com muita dificuldade, selecionar os 10 melhores livros, os TOPS, no meio desses 36. E aí vai a minha lista.


ATENÇÃO: POST RECHEADO DE SPOILER! 
Só veja dos livros que você já conheceu e leu, ou daqueles que você não se interessa em ler.

10º- A Sensitiva (Série Wherlocke) - Hannah Howell
Todos os três livros dessa série foram surpreendentes para mim, até porque eu não conhecia nada sobre eles e comprei na cega numa promoção ótima na Submarino. Inicialmente, os livros me ganharam por serem de temas sobrenaturais, que eu adoro! E a capa deles são muito lindas, com um laço de cetim que fecha como se fossem um diário. Eu escolhi A Sensitiva como o melhor dos três por motivos de:  1- Passa-se na Londres do século XVIII;
2- Ela vê espíritos que pedem sua ajuda para seguir em frente (assim como A Mediadora);
3- A Toca Wherlocke.
A Toca Wherlocke é a coisa mais legal que eu já vi. A Penélope é uma pessoa muito generosa que acolheu os filhos bastardos (e com habilidades especiais) de seus tios, primos e afins. Cada criança naquela casa é um anjo e todos amam a Penélope incondicionalmente. É uma história de amor que vai além da relação homem/mulher de Ashton e Pen... 

9º- Tamanho não importa (Série Mistérios de Heather Wells, volume 3) - Meg Cabot
Eu coloquei Tamanho não importa na lista porque ele é o último livro da série de mistérios e como eu adoro finais de séries (com algumas exceções), eu achei digno. E também porque eu tenho uma relação de amor com essa série, afinal o nome do meu tumblr se deve a ela. Tem uma Sarah no livro e ela é psicóloga! E por mais que eu não queira mais seguir essa carreira, na época que comecei a leitura, eu ainda desejava. Então, eu achei um puta de uma coincidência. Mas isso sempre acontece com a Meg!
A nossa Heather finalmente fica com o Cooper, depois de muuuuuita enrolação, né? Mas tem um quase sexo no tapete do hall de entrada, então fica tudo quite por aqui HAHAHA
O Dormitório da morte continua sendo assombrado por assassinos e desta vez a vítima é o terceiro chefe da Heather, o Dr. Broucho. Ele não era legal e mereceu, tá? Não é um dos melhores casos que a nossa protagonista pegou, mas o cuidado e preocupação que o Cooper tem com ela, supera tudo!

- Sendo Nikki (Série Cabeça de Vento - Volume 2) - Meg Cabot
Depois de muito tempo, eu comprei Sendo Nikki, a continuação de Cabeça de Vento. Como o primeiro livro foi uma verdadeira chatice (desculpa, Tia Meg) da Emerson dormindo, se descobrindo e tentando não deixar seus pais serem presos, a continuação é simplesmente PERFEITA! Com mais mistério, mais romance e muita comédia, Meg Cabot merece o prêmio da autora mais má do século por terminar o livro numa parte crucial e nos deixar esperando por Runaway (Na Passarela). O Christopher, depois de muitas dicas da Em, finalmente descobre que é ela dentro do corpo da Nikki. E aí o livro fica fofo, muito fofo e mais fofo ainda, se for possível.
As partes em que mostram a vida de modelo são as mais engraçadas e cada vez que ela falava sobre as falcatruas da Stark Enterprises, eu ficava com raiva. Tem alguma coisa aí, e isso eu irei descobrir quando encontrar RUNAWAY em alguma livraria desse planeta! PORQUE TÁ DIFÍCIL!


7º - Lembranças da meia noite - Sidney Sheldon
Não podia faltar Sidney Sheldon na minha lista! Um dos melhores autores da história! Lembranças da meia-noite é a continuação de Outro lado da meia-noite, mas eu li sem saber disso. Claro que não teve nenhum problema para mim, eu entendi tudo perfeitamente e ele está aqui nessa lista porque é surpreendente e perspicaz, como todos os livros do Sheldon. Gostei dele em especial por causa do advogado Napoleon Cotas que consegue se livrar da morte programada pelo vilão do livro, que é Demiris e volta para ter a sua vingança tão bem preparada! Quando você acha que já desvendou o livro inteiro, vem o Sidney e te passa a perna. 
A protagonista não é uma das melhores dos romances que ele escreveu, mas eu preciso ler o primeiro livro para tirar uma melhor conclusão. Catherine é um tanto lerda comparada às protagonistas de A Ira dos Anjos e Escrito nas Estrelas, mas vou perdoar, já que ela perdeu a memória. Créditos também para a esposa de Demiris que se mata e deixa rastros para a culpa cair em cima dele! SENSACIONAL!

6º - Se houver amanhã - Sidney Sheldon
Outro do SS. Li todo em 1 dia e meio e ainda demorei! Se houver amanhã foi o melhor livro do Sidney que eu li até o atual momento. Tracy é uma das personagens mais marcantes da literatura, na minha opinião. Uma inteligência brilhante! Ela sofre na mão dos homens, mas começa a se erguer e planeja as melhores vinganças possíveis para eles. Ela é uma criminosa perfeita, que consegue cativar a gente, independente de tudo. Ela é como uma Robin Hood, só tira dos ricos e desonestos.
Ainda é cheio de romance, o que engrandece mais a obra. Gente, O Jeff é o rival da Tracy em roubos e concorre com ela. Quando eles ficam juntos, soltam faíscas mas não de ódio e sim de luxúria. Acho que foi essa temática de concorrência a la Sr. e Sra. Smith que me deixou totalmente apaixonada por SE HOUVER AMANHÃ. 
ELES ROUBAM UM GOYA!!!!!! Como assim? Um quadro importante da história da arte e eles roubam... tem que ser o vigarista dos vigaristas, apenas.

5º - Delírio - Lauren Oliver
Era uma vez uma menina que amava livros que entrou numa livraria e avistou ao longe um livro azul brilhante e reluzente com uma sinopse de enlouquecer os corações. Sim, essa é a minha história de amor com Delírio. O velho ditado de 'não julgar o livro pela capa' que eu fui contra sem pensar duas vezes. E ele não me decepcionou. Além da capa (linda, perfeita, maravilhosa, diva, fabulosa), o enredo é de muito romance e acredite se quiser: adrenalina. Você acha que vai pegar um livro besta e meloso e está com um tesouro impossível de largar nas mãos. Uma distopia, onde a humanidade acha que o amor é uma doença e que tem uma cura! O governo disponibiliza ao completar 18 anos e assim, a população estará para sempre livre do DELIRIA. Mas como toda distopia, tem o grupo revolucionário que não acredita nisso, que cultiva o amor e a paixão. É aí que entra o Alex *-* Uma frase para todo mundo curtir e postar no face, rs: "É o mais mortal entre todos os males: você pode morrer de amor ou da falta dele."

4º - A Esperança (Trilogia Jogos Vorazes - livro final)
Aqui começa a melhor parte da minha estante! Minha trilogia amada s2 A Esperança está em quarto lugar sim, mas não se espantem. O motivo dessa colocação para o último livro de Jogos Vorazes é apenas esse: contraditório. Lembra que eu falei lá no início que eu amava os últimos mas que existia uma exceção? Apresento-lhes a tal exceção. Não entendam mal, eu adoro a história perfeita que Collins criou, mas A Esperança já começa errado no nome. O livro não tem esperança nenhuma (fora o Peeta). E o nome deveria ser Mockinjay, como o original. Se gosta de finais felizes, esse não é o livro para você. O livro não foi feito para ter final feliz. Katniss sofre muito na vida dela, vai para arena duas vezes e sai viva. É um fardo muito grande para alguém carregar e conseguir ser feliz. A filosofia da série é que me atrai e que me fez apaixonar por JV. É sociologia, é política, é guerra, é paz. Onde tem guerra, há mortes e isso é uma coisa que temos que aceitar. Ela matou pessoas desnecessárias? Quem sabe... Mas eu continuo a idolatrar o mundo e a distopia que ela inventou. É simplesmente fantástica, tem personagens marcantes e brilhantes e por isso está no top 5. Todos os créditos e amores para nosso Peeta Mellark, que é de longe O MELHOR da série, em todos os aspectos (coragem, honestidade, amor, cuidado) e enfim, é a nossa esperança.

3º - A Maldição do Titã (Percy Jackson e os Olimpianos - livro 3)
Mais uma saga que me ganhou em 2012. Desde que eu me entendo por gente, eu amo mitologia! Percy Jackson (ou Peter Johnson, como preferir o Sr. D) veio para alegrar ainda mais meus dias.
Entre os cinco livros, eu escolhi dois para colocar no meu top 10. O primeiro é A Maldição do Titã por motivos de:
1 - APOLO, MEU MARIDO LINDO, MEU SOL, MEU MÚSICO aparece pela primeira vez.
2- Blackjack! Quer motivo melhor do que esse pégaso? Deus, eu sempre ria quando ele aparecia e ele se tornou um dos melhores ícones da série para mim.
3- IRMÃOS DI ANGELO! Nico e Bianca também estão na lista dos meus personagens preferidos da saga. 
Esse é o livro que introduz o máximo de personagens novos e também o mais sombrio e obscuro! Por fim, só nos resta o deleite de mais um livro muito bem construído e só não é o melhor porque eu já disse que amo os últimos.

2º - Em Chamas (Trilogia Jogos Vorazes - livro 2)
Como o nome mesmo sugere, o livro entra EM CHAMAS depois que Peeta e Katniss voltam para casa como os vencedores. Cada pequena parte do livro pega fogo e nos prende totalmente. A arena do massacre quartenário foi a coisa mais incrível que eu já li e é difícil de acreditar que isso tudo, tantas informações, possam caber num livro só. É muito mais adrenalina, tensão e PERSONAGENS NOVOS! Finnick, amor eterno para ti, meu lindo.
Vou explicar porque Jogos Vorazes (livro 1) não está na minha lista. Porque eu fiz a besteira de assistir o filme antes de ler o livro, logo... Eu já sabia tudo que aconteceria e isso não me fez surpreender com nada da história. Mas não tiro o mérito da obra, que é a introdutora do mundo de Panem e da luta da Katniss pela sua sobrevivência.
Em 'Em Chamas' tudo se encaixa com perfeição, Peeniss estão cada vez mais juntos e inteligentes... O Casamento, a roupa que o Cinna fez do tordo, enfim... Tudo que se completa e forma o melhor livro distópico da história *-* É isso aí, se você não leu ainda, tá perdendo muito!

1º - O Último Olimpiano (Percy Jackson e os Olimpianos - livro final)
RUFEM OS TAMBORES! Porque aqui está o meu livro do ano de 2012! Ironicamente, foi o último livro de Percy, que tem como nome: O último olimpiano e que eu terminei de ler no último dia de dezembro. O final dessa história fantástica trouxe tudo que eu queria ver na saga: todos os deuses reunidos, ativos e de uma forma de outra, ligados ao Percy. Eu sempre soube que o Percy era um herói, mas nesse livro ele se tornou guerreiro, uma lenda. A Grande Profecia é revelada e o Monte Olimpo corre perigo. Nada melhor do que todos os campistas, algumas caçadoras e centauros, além dos nossos queridos principais para salvar a bagunça que os deuses fazem não é? Percabeth finalmente se concretiza (aqueles lindos) e o destino de Rachel foi melhor do que eu esperava... O Rick consegue fazer do Percy, um herói que não pensa em glórias individuais e sim no ganho geral, no sentimento coletivo. Quero dar muitas dracmas para o Luke (sim, meu irmão que morre e deixa saudades, além de um lição muito importante sobre família e sacrifício); Clarisse, que entra na guerra contra Cronos e que se torna parte importante disso; Annabeth, o ponto forte do Jackson, literalmente. O que é o calcanhar de Aquiles, se não o amor do herói por sua heroína?; Nico, se mostrando um homem e não mais uma criança, que sabe lidar com seus poderes e como induzir o Deus do submundo a fazer suas vontades... AH! Apenas o melhor, que fecha com chave de ouro uma série que nos ensinou mitologia de uma forma divertida e nos envolveu num mundo de fantasia que será difícil de esquecer.

0 comentários:

Postar um comentário